Como participar de leilões de carros e motos - Ideias Auto

Como participar de leilões de carros e motos

Está pensando em adquirir um veiculos ?

Anúncios

Os leilões de carros e motos são uma ótima oportunidade para quem quer comprar um veículo usado ou seminovo por um preço bem abaixo do mercado. Mas como participar desses leilões?

Neste artigo, vamos responder essas e outras perguntas para você se preparar para o seu próximo lance vencedor.

VEJA COMO PARTICIPAR
LEILÃO DE VEICULOS
VEJA AQUI
* Você vai permancer no site!

O que são leilões de carros e motos?

Os leilões de carros e motos são eventos onde os veículos são vendidos para o maior lance ofertado pelos interessados. Esses veículos podem ter origens diversas, como:

  • Veículos apreendidos pela Receita Federal, por questões fiscais ou aduaneiras;
  • Veículos recuperados de financiamento, por inadimplência dos antigos proprietários;
  • Veículos de seguradoras, por sinistros ou perda total;
  • Veículos de frotas de empresas ou órgãos públicos, por renovação ou desativação.

Quais são as vantagens de participar de leilões de carros e motos?

A principal vantagem de participar de leilões de carros e motos é o preço. É possível conseguir valores que chegam a ser 60% mais baixos do que se os veículos fossem comprados de forma convencional1. Além disso, os leilões oferecem uma grande variedade de modelos, marcas e condições de conservação, desde carros populares até carros de luxo, e desde motos simples até motos esportivas.

Outra vantagem é que os leilões são transparentes e seguros, desde que realizados por empresas confiáveis e idôneas. Os veículos são vendidos no estado em que se encontram, sem garantia ou revisão, mas com todas as informações disponíveis no edital e na descrição do lote. Além disso, os leilões seguem regras claras e rigorosas, que devem ser respeitadas por todos os participantes.

Como participar do leilão com lances baixos?

Se você está interessado em participar do leilão com lances baixos, você precisa ficar atento aos seguintes pontos:

  • Esse valor é apenas o lance inicial, ou seja, o valor mínimo para começar a disputa pelo veículo. Isso não significa que o veículo será vendido por esse preço, pois outros participantes podem dar lances maiores e superar o seu.
  • Esse valor não inclui as despesas adicionais, como taxa administrativa, impostos, multas, transferência, transporte, entre outras. Você deve considerar esses custos na hora de calcular o valor final do veículo e se ele vale a pena para você.
  • Esse valor pode ser referente a veículos com algum tipo de restrição ou avaria, como veículos apreendidos pela Receita Federal, veículos recuperados de financiamento, veículos de seguradoras, entre outros. Você deve verificar no edital e na descrição do lote quais são as condições do veículo e se ele está apto a circular ou não.

Como participar do leilão de carros?

Para participar do leilão de carros, você deve seguir os mesmos passos que explicamos anteriormente: escolher um leilão confiável, fazer o seu cadastro, ler o edital, visitar os veículos e dar os seus lances. Além disso, você deve prestar atenção em alguns aspectos específicos dos carros leiloados:

  • Verifique se o carro tem algum tipo de dívida ou pendência, como multas, IPVA, licenciamento, etc. Esses valores são de responsabilidade do comprador e devem ser quitados antes da transferência do veículo.
  • Verifique se o carro tem algum tipo de sinistro ou perda total registrados no histórico. Isso pode afetar o valor de mercado do carro e dificultar a contratação de seguro ou financiamento.
  • Verifique se o carro tem algum tipo de adulteração ou irregularidade no chassi, no motor ou nos documentos. Isso pode configurar crime de receptação ou estelionato e trazer problemas legais para o comprador.

Como participar do leilão de motos?

Para participar do leilão de motos, você deve seguir os mesmos passos que explicamos anteriormente: escolher um leilão confiável, fazer o seu cadastro, ler o edital, visitar os veículos e dar os seus lances. Além disso, você deve prestar atenção em alguns aspectos específicos das motos leiloadas:

  • Verifique se a moto tem algum tipo de dívida ou pendência, como multas, IPVA, licenciamento, etc. Esses valores são de responsabilidade do comprador e devem ser quitados antes da transferência do veículo.
  • Verifique se a moto tem algum tipo de sinistro ou perda total registrados no histórico. Isso pode afetar o valor de mercado da moto e dificultar a contratação de seguro ou financiamento.
  • Verifique se a moto tem algum tipo de adulteração ou irregularidade no chassi, no motor ou nos documentos. Isso pode configurar crime de receptação ou estelionato e trazer problemas legais para o comprador.

Conclusão

Participar de leilões de carros e motos pode ser uma ótima forma de comprar um veículo usado ou seminovo por um preço bem abaixo do mercado. Mas para isso, é preciso estar bem informado e preparado para seguir as regras e os procedimentos dos leilões. Neste artigo, mostramos como participar desses eventos e quais são as vantagens e os cuidados que você deve ter. Esperamos que tenha gostado e que tenha sucesso no seu próximo lance!

Compartilhar:
Wanderson Souza
Wanderson Souza
Artigos: 88
Aviso Legal: O Portal Ideias Auto se dedica a fornecer conteúdo caráter informativo, que inclui desde explorações de temas atuais até reflexões e visões gerais sobre os assuntos abordados. Não temos vínculos com instituições governamentais ou financeiras, não realizamos leilões, nem oferecemos benefícios governamentais ou qualquer tipo de produto. Nosso objetivo é exclusivamente educativo e informativo. Não solicitamos pagamentos ou dados pessoais dos usuários. Ressaltamos que o conteúdo do portal é destinado apenas para fins informativos e não substitui a consulta a um profissional especializado.