Como evitar os principais problemas mecânicos em um carro - Ideias Auto

Como evitar os principais problemas mecânicos em um carro

Existem varias falhas possíveis que podem ocorrer com um carro.

Anúncios

O mais assustador delas, no entanto, está geralmente relacionado a problemas no motor do carro. Isso ocorre porque estes tipos de falhas no carro geralmente são mais caros e demoram mais para serem reparados.

Anúncios

Dessa forma, existe sempre o medo de que um veículo reparado nunca mais seja o mesmo. Essa preocupação se justifica, dependendo de como o reparo é feito e por quais profissionais. Então, para evitar a dor de cabeça e a tormenta causada por meio de problemas mecânicos em um carro, o melhor a fazer é cuidar do carro e evitar tudo isso.

E para ajudar a todos que procuram evitar contratempos como esse, preparamos uma lista dos principais problemas mecânicos em um carro e como evitar eles. Veja abaixo!



VEJA COMO ECONOMIZAR NA
Compra de Veículos
VEJA AQUI
* Você será encaminhado para outro site!

Falta de combustível

A falta de combustível provavelmente não causará muito dano ao carro, mas com poucos postos de gasolina na rodovia, é difícil consertar no meio da estrada. Para não arriscar ficar no meio do caminho, certifique-se de seguir rigorosamente estas dicas:

  • Se certifique de que o marcador do carro está funcionando corretamente. Se o ponto demorar muito para descer, ou desce muito rápido, pode haver um problema com a bomba;
  • Evite postos com procedência duvidosa, afinal de contas, o produto fornecido pode estar alterado;
  • A marcação ¼ de combustível deve ser sempre tomada como indicação de reabastecimento no próximo posto de abastecimento.

Tensão na correia dentada

Este é um problema muito sério para o seu carro. Pois, a correia dentada é responsável por meio do movimento do motor. Caso elas não funcionarem corretamente, o motor para e queima instantaneamente. No entanto, a cada 50.000 quilômetros rodados, as peças precisam ser substituídas.

Mas, durante o período de revisão programado, é preciso ver o estado das peças. Caso algum dos dentes estiver desgastado ou a borracha estiver rachada, é melhor substituir a peça.

Além disso, a correia dentada também podem fazer barulho quando não estão funcionando corretamente. Quando o carro está funcionando, devido ao atrito do motor, há um som de assovios altos e finos. A qualquer sinal de falha, pare imediatamente e faça a manutenção necessária.

Falha nos amortecedores

Se você sentir o volante vibrar ao dirigir, se houver ruído ao passar por obstáculos, ou até mesmo instabilidade em retas e curvas, é tudo sinal de um problema no sistema de suspensão do seu veículo.

O amortecedor é responsável ​​por absorver o efeito do peso do carro em relação ao atrito com o solo. Assim, quando estes sintomas aparecem, é necessário ver rapidamente o amortecedor quanto a desgaste ou danos e substituir as peças.

Em condições normais, não durará mais de 10.000 quilômetros, mas dependendo do uso, pode durar bem menos. No entanto, evite terrenos esburacados, diminua a velocidade ao passar por meio de obstáculos e lombadas e, o mais importante, nunca freie ao passar por essas áreas, pois isso pode causar sérios problemas na direção e nos amortecedores.

Superaquecimento

O superaquecimento é um problema enorme e pode ser muito caro e complicado de consertar. No entanto, o motor do carro funciona normalmente a uma temperatura média de 92°C.

Mas, ao ultrapassar esse número, o sistema de arrefecimento passa a utilizar a circulação de água (com aditivos) para aliviar o calor do motor por meio do radiador. O problema surge quando existe circulação insuficiente de água ou qualquer outro defeito que interfira no funcionamento do sistema de arrefecimento.

Embora o acompanhamento profissional seja necessário, existem medidas que você poderá tomar para se prevenir. Veja:

  • Veja o ponteiro que marca a temperatura. Caso ele chegue no vermelho, leve o carro diretamente a uma oficina;
  • Complete o nível de água do motor. No entanto, se você tiver que realizar isso muitas vezes em um curto período, pode ser um aviso de um problema;
  • Observe a mangueira interna. Se alguma estiver estufada, pode ser devido à má circulação da água.

Pneus desgastados ou danificados

Qualquer problema ou falha do pneu pode ser um risco. No entanto, veja se estão carecas ou com irregularidades na superfície, isso pode reduzir sua aderência ao solo. Por dentro, se o alinhamento e a geometria não estiverem certos, o desgaste vai ser grande e poderá causar rachaduras na borracha.

Encha os pneus para corrigir a pressão pelo menos a cada 15 dias. Quando encolhem, desgastam-se mais facilmente, aumentando o consumo de combustível e dificultando a direção e a estabilidade do carro.

Mas, se lembre: a cada 60.000 quilômetros, os pneus devem ser trocados em pares, dianteiros ou traseiros. Então, não corra o risco, pneus gastos podem dificultar a frenagem e estabilização do veículo.

Bateria ruim

A grande parte das baterias de carro deve durar cerca de 3 anos ou 80.000 quilômetros. Uma bateria descarregada é geralmente causada por meio de amperes, que diminuem naturalmente à medida que o produto perde a capacidade de manter uma carga.

Um sensor de temperatura da bateria, alternador danificado ou demais componentes do sistema de carregamento podem agilizar este problema. Por isso, é ideal tracar a bateria do seu carro dentro do prazo especificado por meio do fabricante, mesmo que não apresente sinais de danos.

Compartilhar:
Adriana
Adriana

Formada em Nutrição e com experiência em letras e tem grande apreço no mundo automotivo, esta amando trabalhar com redação.

Artigos: 178
Aviso Legal: O Portal Ideias Auto se dedica a fornecer conteúdo caráter informativo, que inclui desde explorações de temas atuais até reflexões e visões gerais sobre os assuntos abordados. Não temos vínculos com instituições governamentais ou financeiras, não realizamos leilões, nem oferecemos benefícios governamentais ou qualquer tipo de produto. Nosso objetivo é exclusivamente educativo e informativo. Não solicitamos pagamentos ou dados pessoais dos usuários. Ressaltamos que o conteúdo do portal é destinado apenas para fins informativos e não substitui a consulta a um profissional especializado.