As diferenças entre carros com motor aspirado e motor turboalimentado - Ideias Auto

As diferenças entre carros com motor aspirado e motor turboalimentado

Você já se perguntou qual a diferença entre carros com motor aspirado e motor turboalimentado?

Anúncios

Se sim, você está no lugar certo! Hoje vamos explorar as principais características desses dois tipos de motores e entender como eles afetam o desempenho do seu veículo. Deixe-nos apresentar as informações necessárias para que você possa escolher o tipo de motor mais adequado às suas necessidades. Então, sente-se confortavelmente e prepare-se para mergulhar nesse fascinante mundo dos motores automotivos!

Anúncios

As diferenças entre carros com motor aspirado e motor turboalimentado são bastante significativas, principalmente se você estiver se preocupando em economizar combustível. Os carros com motor aspirado são mais econômicos, mas também produzem menos torque. Já os carros com motor turboalimentado oferecem maior potência, porém esse torque pode ser prejudicial se não for usado corretamente. Portanto, é importante que você saiba distinguir os dois tipos de motores para que fique bem informado sobre as suas opções.

O que é um carro com motor aspirado e motor turboalimentado?

Motor aspirado é aquela que tem o pistão e a turbina separados, enquanto motor turboalimentado é uma variante do motor gasolina com um componente mecânico que permite aceleração mais rápida por meio da combustão da gasolina abastecida pelo combustível hidratado.



VEJA COMO ECONOMIZAR NA
Compra de Veículos
VEJA AQUI
* Você será encaminhado para outro site!

Os carros com motor aspirado são mais confortáveis para os condutores no início do seu uso, pois permitem maior controle sobre o torque aplicado às rodas. Por outro lado, esses veículos têm um consumo elevadíssimo de combustível, resultando em um prejuízo financeiro significativo quando comparadas as opções de alimentação com motor turboalimentado.

Os benefícios do uso de carros com motor aspirado

Os carros com motor aspirado são capazes de gerar maior velocidade, potência e torque do que os carros com motor turboalimentado. Isso porque os mesmos utilizam um turbocompressor para obter essas vantagens. A diferença principal é que o carro com motor aspirado usa combustível orgânico para produzir energia, enquanto o carro com motor turboalimentado usa combustível convencional.

Outra vantagem do uso de carros com motor aspirado é que eles são menos poluentes. Isso porque as emissões dos carros aspirados são causadas pelo oxigênio produzido pelo turbocompressor, enquanto as daqueles com motor turboalimentado são causadas pela combustão do combustível.

Os desvantagens do uso de carros com motor turboalimentado

Os carros com motor turboalimentado tendem a ter um consumo mais alto de combustível, devido à necessidade do carburador funcionar mais rápido para compensar a elevação da rotação. Além disso, o uso indiscriminado de carros com motores turboalimentados pode levar a problemas no sistema de injeção eletrônica (SIV) , que é responsável por controlar a pressão dos gases generados pelo motor.

Os carros aspirados têm uma taxa de combustível maior do que os carros turboalimentados, já que as turbinas não necessitam estar em cima do benzinho para funcionar. Isso permite que o automóbil tenha menos peso e seja mais silencioso. Além disso, os carros aspirados são capazes de gerar menor poluentes durante o processamento dos gases da combustione.

As vantagens do uso de carros com motor aspirado

Os carros com motor aspirado possuem vantagens significativas no confronto com os carros com motor turboalimentado. Primeiro, os carros aspirados são mais silenciosos, o que é extremamente importante para quem busca uma mobilidade econômica. Além disso, os carros aspirados geralmente têm maior potência e torque, podendo levar até mais 100 km/h em velocidades moderadas.

Outra vantagem dos carros aspirados é a capacidade de conduzir em estradas urbanas cheias de bicicletas e caminhões – algo que não é possível realizar com os carros turboalimentados.

As diferenças entre os modelos de carros com motor aspirado e turboalimentado

Os dois modelos de carros com motor aspirado e turboalimentado possuem vantagens e desvantagens. O motor aspirado é mais popular por ser menos caro, mas tem menor potência que o motor turboalimentado.

No caso do motor aspirado, a turbina propele o veículo a uma velocidade mais baixa que o propulsor eletrônico. Ele é composto por um rotor que se move dentro de uma bomba de óleo, produzindo aforamento à pressão no ar quando o combustível está sendo injetado na turbina para gerar energia elétrica. Além disso, os motores aspirados requerem um grande volume de saída para acelerar as camadas de gás hidrogenados no tanque de combustível, prejudicando sua mobilidade.

Os modelos turboalimentados usam turbinas instaladas no engine block (bloco da engrenagem), fornecendo impulsão direta para a pista do veículo. Esse sistema permite uma taxa maior de torque sem precisar volume demasiadamente grande na cauda do motor.

Conclusão

A diferença entre os dois tipos de motor é que o turboalimentado requer um sistema de injeção mais eficiente, já que as bombas injetoras necessitam ser usadas com muita frequência, enquanto o aspirado não requer tanta atenção. Além disso, os combustíveis utilizados pelo turboalimentado são menos poluentes que os utilizados pelo aspirado.

Compartilhar:
Adriana
Adriana

Formada em Nutrição e com experiência em letras e tem grande apreço no mundo automotivo, esta amando trabalhar com redação.

Artigos: 178
Aviso Legal: O Portal Ideias Auto se dedica a fornecer conteúdo caráter informativo, que inclui desde explorações de temas atuais até reflexões e visões gerais sobre os assuntos abordados. Não temos vínculos com instituições governamentais ou financeiras, não realizamos leilões, nem oferecemos benefícios governamentais ou qualquer tipo de produto. Nosso objetivo é exclusivamente educativo e informativo. Não solicitamos pagamentos ou dados pessoais dos usuários. Ressaltamos que o conteúdo do portal é destinado apenas para fins informativos e não substitui a consulta a um profissional especializado.